7 passos para gerar seu horário escolar de maneira simples e rápida!!!
Abaixo, um passo a passo para que você possa gerar seu horário escolar de maneira simples e rápida utilizando o Cronos. Antes de começar, você precisa ser cadastrado no Sistema Cronos. Caso ainda não seja, cadastre-se clicando aqui.

Nesta etapa você deve selecionar os dias da semana e a quantidade de aulas por dia. Ao clicar em "Atualizar Grade", o Cronos exibirá um exemplo de como o turno foi cadastrado.

É importante ressaltar que o intervalo não deve ser cadastrado. Esse mesmo processo deve ser repetido para os demais turnos, se houver.

Esta etapa consiste no cadastro dos cursos e/ou ensinos.

Exemplos: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Administração, Curso Informática.

Neste passo você deve realizar o cadastro das disciplinas, informando o nome e sigla da mesma.

Exemplos: Português (PORT), Matemática (MAT), Física (FIS).

No passo 4 você deve realizar o cadastro das séries. No momento do cadastro são solicitados os campos Nome, Ensino / Curso, Turno e os respectivos horários de aulas.

Note que nesse momento, os horários cadastrados no turno (passo 1) estão disponíveis para serem marcados.

Após finalizar o cadastro da série, você deverá informar a quantidade de aulas por disciplina que cada série possui. Faça isso, utilizando o botão "Cadastrar Disciplinas". Nesse momento selecione as disciplinas da série e informe a quantidade de aulas de cada disciplina.

Note que o somatório final deve ser igual a quantidade de aulas marcadas no cadastro da série. Ou seja, se você selecionou os 5 horários de cada dia, o somatório das aulas deve ser igual a 25.

Mesmo que sua instituição possua mais de uma turma por série, você pode cadastrar apenas uma única série, e associá-las posteriormente às turmas (descrito no passo 6). Somente será necessário o cadastro de séries diferentes caso as turmas possuam horários de aulas diferentes.

Este é um dos passos mais importantes do sistema. Nele você deve cadastrar os professores de sua instituição de ensino, informando o nome, os turnos que ele trabalha e as disciplinas que ele leciona.

A definição das disciplinas que o professor leciona também pode ser realizada através do botão "Cadastrar Disciplinas".

Nesta etapa você deve também informar os horários inviáveis do professor através do botão "Horário Inviável".

Se você chegou até esse passo está quase lá... falta pouco para gerar o horário da sua instituição de ensino!

Esse é o momento de cadastrar as turmas. Para esse cadastro você deve informar o Nome da turma, o Ensino / Curso e a Série correspondente.

É nesta etapa que você deve selecionar o professor que leciona as disciplinas em cada turma. Essa associação deve ser realizada através do botão "Cadastrar Disciplinas / Professor".

Agora que você já cadastrou todos os dados necessários é hora de verificar se tudo está cadastrado corretamente.

Para isso o sistema disponibiliza três relatórios que ajudarão a verificar possíveis erros.

Relatório de Dados Cadastrados na Instituição:

Com esse relatório você pode conferir os professores e disciplinas alocados em cada turma.

É possível visualizar se algum professor está ministrando mais aulas do que pode. Por exemplo, se um professor está ministrando 10 aulas mas possui apenas 8 horários disponíveis. Nesses casos o professor ficará marcado em laranja.

Relatório de Horários Inviáveis dos professores:

Com esse relatório você poderá verificar os dias em que possui muitos horários inviáveis. Caso isso aconteça, será necessário trocar algumas folgas de forma a tentar equilibrar entre os dias.

Outro ponto importante que deve ser observado nesse momento é se você possui o mínimo de professores disponíveis para cada horário de aula. Por exemplo: se você possui 4 turmas, precisa ter, pelo menos, 4 professores disponíveis em cada horário de aula.

Agora que você já realizou todos os passos...

Chegou a hora de você gerar seu horário! Basta ir ao menu Horários >> Gerar Horário.

Pronto!!! Após alguns minutos seu horário estará disponível para sua visualização.

Caso você não consiga visualizar seu horário verifique o Plano a qual está associado.

Vale lembrar que a geração de horários escolares é um processo incremental, ou seja, um horário nunca ficará igual ao outro, dessa forma, caso não encontre uma solução satisfatória no primeiro horário gerado, continue gerando novos horários, até encontrar a melhor opção!

E lembre-se, a equipe Cronos estará sempre à sua disposição para ajudá-lo em caso de dúvidas! Entre em contato conosco!